Status Update 21/04/2019

Nesta ultima semana o esforço de tradução da documentação do FreeBSD para o português do Brasil usando o Zanata como ferramenta de trabalho completou 8 meses e avançamos MUITO neste período!

Ao longo destes meses concluímos a tradução de 39 documentos, sendo 35 artigos e 4 livros, os quais tem passado por atualizações periódicas para se manterem sincronizados com os documentos originais em en_US, no momento os mesmos estão sincronizados com a revisão 52873 do SVN.

Os documentos traduzidos podem ser consultados na URL:

https://www.freebsd.org/doc/pt_BR.ISO8859-1/

No momento o nosso grupo de voluntários está trabalhando na tradução do Handbook, e em breve traremos novidades para vocês sobre este trabalho 😉

Agora no mês de Maio estaremos (ebrandi@ e dbaio@) participando do DevSummit do FreeBSD que irá ocorrer em Ottawa/Canadá, durante a edição de 2019 da BSDCan.

Onde estaremos conduzindo um Working Group para apresentar aos demais desenvolvedores do FreeBSD o workflow de trabalho que temos utilizado para o esforço brasileiro de tradução, o qual baseia-se no uso de Machine Learning para a criação do draft inicial e na sua posterior revisão por meio do web tool Zanata. A ideia é compartilhar com o restante da comunidade os benefícios desta estratégia, principalmente para idiomas que contam com poucos colaboradores. Quando voltarmos do evento vamos compartilhar com vcs as decisões que forem tomadas lá 🙂

Agora em maio também irá ocorrer o V BSDDAY , o evento irá ocorrer no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no dia 25/05/2019. Um dos membros do nosso projeto de documentação, o Silvio Silva, irá apresentar uma palestra com o titulo “Porque fazer parte do Projeto de Tradução da Documentação do FreeBSD?“, na qual irá compartilhar a sua experiencia sobre o que mudou em sua vida desde que se envolveu no projeto, se vocês forem ao evento não deixem de conferir a palestra dele!

Ainda temos muito trabalho pela frente, se você usa o FreeBSD, considere doar alguns minutos do seu dia para ajudar o projeto neste esforço de tradução.

Caso tenha interesse em contribuir com o projeto de documentação do FreeBSD em Português, sua ajuda será muito bem vinda!

Basta entrar em contato conosco

[ ]’s Brandi