Status Update 12/12/2018

Nesta semana o esforço de tradução da documentação do FreeBSD para o português do Brasil usando o Zanata como ferramenta de trabalho completa 4 meses e avançamos MUITO neste período 🙂

Temos cerca de 17 voluntários participando ativamente do projeto, cada um contribuindo como pode…  alguns dedicam algumas horas por dia, outros algumas horas por mês,  o resultado obtido é fruto do esforço de todos e vocês devem se orgulhar do que estão criando!

Desde que iniciamos o uso do novo workflow de trabalho finalizamos a tradução de 35 artigos/papers e de 4 dos livros disponibilizados pelo projeto FreeBSD. Todos os documentos finalizados estão disponíveis em:

https://www.freebsd.org/doc/pt_BR/

No momento a maior parte dos voluntários esta focando seus esforços na tradução do Handbook, o maior dos livros disponibilizados pelo projeto e o maior guia de referencia sobre o sistema operacional.

O andamento do trabalho de tradução pode ser acompanhado a partir das builds automáticas geradas pelo nosso sistema de CI/CD, que são disponibilizadas periodicamente em:

https://doc.fug.com.br/jenkins/

A estrutura do diretório é bastante simples, vc irá visualizar diretórios com nomes iniciados com ZN- (Zanata) e com GH- (Github) seguidos de um numero que representa o numero da build, o qual é incrementado sempre que uma build é gerada. Logo, para ver a versão mais atual, basta pegar o diretório de maior numeração 😉

Aproveitamos que o Cirrus-CI (https://cirrus-ci.org/) agora tem suporte ao FreeBSD e configuramos um pipeline lá para que possam acompanhar os logs de build, caso precisem verificar a causa de algum erro de compilação. O pipeline está disponivel em:

https://cirrus-ci.com/github/doc-br/zanata

Nesta ultima semana atualizamos os templates com os documentos en_US no repositório do Zanata e alocamos uma parte dos voluntários para fazer uma revisão dos documentos já traduzidos para garantir que o conteúdo dos mesmos fique em sincronia com os documentos originais.

Ainda temos muito trabalho pela frente, se você usa o FreeBSD, considere doar alguns minutos do seu dia para ajudar o projeto neste esforço de tradução.

Caso tenha interesse em contribuir com o projeto de documentação do FreeBSD em Português, sua ajuda será muito bem vinda!

Basta entrar em contato conosco

[ ]’s Brandi