Capítulo 21 Suporte a Sistemas de Arquivo

Índice
21.1 Sinopse
21.2 O Z File System (ZFS)
21.3 Sistemas de Arquivo Linux®
Written by Tom Rhodes.

21.1 Sinopse

O Sistema de Arquivo é parte integral de qualquer sistema operacional. Ele permite aos usuários o envio e armazenamento de arquivos, provê acesso aos dados e claro, permite o uso do disco rigido. É usado em diferentes sistemas operacionais mas todos mantêm uma característica comum, que é o sistema de arquivo nativo. No FreeBSD o sistema de arquivo é conhecido como Fast File System (Sistema de Arquivo Rápido) ou FFS que é baseado no sistema de arquivo original do Unix™, também conhecido como UFS. Este é o sistema de arquivo nativo do FreeBSD ao qual é colocado nos discos rigidos para acesso a dados.

FreeBSD também suporta uma variedade de sistemas de arquivo para prover suporte a acesso de dados de outros sistemas operacionais local, por exemplo, dados armazenados em um pendrive USB, disco flash ou outro disco rigido. Existe também suporte a sistemas de arquivos não nativo, esses sistemas de arquivo são desenvolvidos em outros sistemas operacionais, como o Linux® Extended File System (EXT ), e o Sun™ Z File System (ZFS).

Existem diferentes niveis de suporte para vários sistemas de arquivo no FreeBSD. Alguns vão requerer a leitura de um modulo do kernel e outros vão requerer a instalação de alguma ferramenta. Este capitulo é orientado a ajudar os usuários do FreeBSD a acessar outros sistemas de arquivo em seu ambiente, começando com o Sun Z file system (ZFS).

Após ler este capítulo, você irá conhecer:

Antes de ler este capítulo, você precisa:

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.